terça-feira, 24 de novembro de 2009

Memorias de um internauta...



Oi Pessoal, vou relatar aqui um pouco de minha experiência no universo virtual.





Meu primeiro computador foi MSX da gradiente,era um computador onde utilizavamos cartuchos com programas e jogos,era a sensação no final dos anos 80....Depois disso entrei em cursos de informática onde tive contato com o sistema de programação cobol com uso de computadores como CP500.










O sistema operacional DOS veio com meu primeiro PC,um 286,depois direto para um 486 com 20GB de HD.hehe. Em 90,91 começei a usar os BBS(bulletin boards systems) onde trocavamos mensagens através de textos,sem um auxílio gráfico digamos.


Quando uma empresa aqui em Belo Horizonte começou a oferecer a navegação via internet foi um dos primeiros usuarios,a conhecida "horizontes internet" onde navegamos através do Netscape Navigator por alguns poucos sites de museu,jornais,etc pelo mundo.



Depois disso foi evoluindo de maquina,sistemas operacionais até chegar a um PC Core2 Duo com Windows Vista e um Macbook com o fantástico sistema Mac.OS Snow Leopard.
Que possamos ainda usufruir de muita tecnologia mas com respeito e segurança para que o futuro não seja apenas e dependente das maquinas!!

terça-feira, 17 de novembro de 2009



Com particpante da especialização: ensino de línguas mediado por computador na UFMG,curso a disciplina:Tecnologias, cultura e socialização, com o professor Ricardo.




Ao analizarmos o capítulo 3 do livro: A cultura da interface, de Steven Johnson nos foi pedido para avaliar o uso da interface em nossas vidas através da análise de algum site que utilizasse frames,janelas,pop-ups,etc.



O site por mim escolhido foi o portal de noticias G1http://g1.globo.com/ vinculado ao portal http://www.globo.com/

No site do G1 observamos o uso de propagandas em janelas, opções de fotos e videos a escolha.Frames,isto é,quadros que se abrem sem a perda da pagina inicial.


Exemplo: ao clicar no editorial:esportes, um janela logo se abre,com isso posso abrir varias janelas.